Saturday, October 04, 2008

A Melhor Banda do Mundo é:

Porquê? Porque sim, porque o gajo que escreve neste blog achasse no direito de ser o Deus desta página... Ok? Ok...

De referir que esta banda entrou na minha órbita auditiva por volta do belo ano de 1993. A primeira musica que ouvi foi I Want To Conquer The World e o bichinho ficou-me desde então. Um Som que mistura uma agressividade cheia de ressentimentos mal resolvidos e umas líricas que apesar se serem ‘De Intervenção’ e frequentemente bastante obscuras, não me deixaram indiferente... Algo em Mim mudou. É obvio que a estética contracultura com o símbolo anti-igreja e o típica postura Punk do Fuck off, também contribuiu para o meu enfeitiçamento, mas foi principalmente a melodia que me fez querer descobrir esta Banda. A Voz. A Guitarra. A Bateria. O Back Vocal...





O meu top 3 Álbuns (Em 14 Álbuns de Originais):

'No Control'

1. Change Of Ideas 2. Big Bang 3. No Control 4. Sometimes It Feels Like 5. Automatic Man 6. I Want To Conquer The World 7. Sanity 8. Henchman 9. It Must Look Pretty Appealing 10. You 11. Progress 12. I Want Something More 13. Anxiety 14. Billy 15. The World Won't Stop Without You

Musica Favorita de No Control:

No Control(3) - Musicalmente perfeita para os meus ouvidos, destaca-se também pela profundidade das letras. Para mim esta música fala sobre o começo do Mundo, o binómio Deus vs Ciencia, a Igreja, o Destino e o Ser Humano. Basicamente convida á reflexao destes tópicos acima referidos e conclui que apesar do Ser Humano possuir o raciocinio lógico, é um espectador passivo do desenrolar da sua Evolução. Quer queiramos, quer não , efectivamente, nós não temos O Controlo em nada. É confortável analizarmos a nossa História ou projectarmos o nosso brilhante futuro, mas na realidade, no presente, não há certezas. O Mundo pode acabar amanha. Pode nunca acabar. Ou pode ainda nem sequer ter começado.

'Against the Grain'

1. Modern Man 2. Turn On The Light 3. Get Off 4. Blenderhead 5. The Positive Aspects Of Negative Thinking 6. Anesthesia 7. Flat Earth Society 8. Faith Alone 9. Entropy 10. Against The Grain 11. Operation Rescue 12. God Song 13. 21st Century (Digital Boy) 14. Misery And Famine 15. Unacceptable 16. Quality Or Quantity 17. Walk Away

Musica favorita de Against the Grain:

Operation Rescue(11) - A principio pensava que esta musica era sobre uma qualquer operação militar, quiçá uma critica aos USA e a sua mania de tentar passar a ideia que é a Policia do Mundo, mas depois de investigar, percebi que Operation Rescue é uma ONG radical dos USA contra o aborto, que seguindo a sua interpretação da Bíblia, impõe a sua maneira de pensar a toda a Humanidade. Quer queiramos ou não. Basicamente esta musica é uma sátira a esta Organização. Ora este tópico do aborto, na minha opinião está longe de estar resolvido, porque, com leis ou sem elas, as duas facções terão sempre os seus argumentos. E são ambos válidos. Para mim, aborto é um tipo de homicídio. Porque matar é matar. Não interessa se a pessoa em causa tem 3 semanas ou 30 anos. É morte. Mas por outro lado, não é de todo razoável dar á luz um bebé indesejado. Na minha mente está nas mãos da Mãe decidir a vida ou a morte do seu feto. Eu sou 70% a favor do aborto. E cada caso é um caso. Não é algo que seja taxativo...


'Generator'

1. Generator 2. Too Much To Ask 3. No Direction 4. Tomorrow 5. Two Babies In The Dark 6. Heaven Is Falling 7. Atomic Garden 8. The Answer 9. Fertile Crescent 10. Chimaera 11. Only Entertainment

Musica favorita do Generator:

Esta foi difícil porque embora a musica Two Babies In The Dark seja para mim mais atraente a um nível pop, a sua mensagem é me indiferente... Trata talvez de uma sátira ás relações mais frequentes entre casais, onde o Homem está ausente da unidade familiar, ganhando o pão ou fingindo que o ganha, enquanto a Mulher, no seu papel solitário de esposa obediente, trata da casa e dos filhos. Mas a minha preferida a nível de melodia + mensagem é a musica Generator(1), principalmente na versão live... Só uma pessoa com um intelecto superior poderá entender na totalidade esta musica, porque a nível metafísico é quase infinita e em termos de metáforas, vai lá vai... Para mim os temas básicos são Deus, A Vida, O Mundo, A Religião... Para mim a mensagem mais impertinente é a facilidade com que conseguimos viver com toda a merda que se está a passar no Mundo... No Telejornal morre-se aos milhares, mas O Grande problema é que o meu bife está um bocado mal passado... A triste verdade é que, se está tudo bem connosco e com o nosso “Mundo”, O Universo é perfeito, é lindo... Como é que o Ser Humano consegue viver, sabendo á partida que vai morrer em breve? De duas maneiras: Ou se vira para a Religião e a Vida Eterna, ou então tenta não pensar nisso para não dar em maluco...

Para quem não gosta do tipo de musica, ao menos leia as letras... Dá que pensar... E desenvolve bastante a percepção da Língua Inglesa porque apesar da Melodia ser “orelhuda” como o Pop, as palavras utilizadas nas letras das musicas são bastante complexas... Obriga a visita ao dicionário. E assim podemos dizer que os Bad Religion são quase didácticos... Quase...

8 comments:

Consigliere said...

Pah mas não oiças esse som aí muito alto!! Os Matacucus ainda te vao fazer rezas para a porta de casa! O Anti-cristo de Xipamanine! Belzebu ao fim ao cabo catam a tua cena Lúcifer.

Tagaxinho said...

Lol o anti cristo de xipamanine...
Pá deixa-os vir... Mostro-lhe a minha tat do 666 e passa-lhes logo os tremeliques... Mas a sério apesar de ser contra a Igreja, nao sou contra a Religiao... Até a acho bastante util. Imagina os milhoes de religiosos do nosso planeta a vislumbrarem todos ao mesmo tempo que afinal morre-se e acabou!!! Havia de ser um cenário apocaliptico tipo Mad Max!!! O Faroeste wild style mas em grupo...

Abraco

Propagander said...

Estás doutorado em BR!
Deixa-me só deixar aqui os meus 5$ sobre o que significa BAD RELIGION pois creio que deixaste algumas pontas soltas sobre nome: "Despite the name of the band, the members do not consider themselves antitheist. Singer Greg Graffin states that more often than not, the band prefers to use religion as a metaphor for anything that doesn't allow for an individual's freedom to think or express themselves as they choose. In this way, their songs are more about anti-conformity than anti-religion. Greg Graffin himself is a naturalist, and co-author of the book 'Is Belief in God Good, Bad or Irrelevant?' Brett Gurewitz, however, is a "provisional deist". The band's bassist Jay Bentley has stated that he has spiritual beliefs."

Embora nos albums mais recentes a religião cristã tenha sido mais visada nas suas músicas, não pelas ideologias mas pelo que certos membros da igreja fazem a meninos nos cantos escuros dos seus palácios.

Best tune: "GENERATOR"

Tagaxinho said...

Prop- Epah se eu sou doutorado, o Sr. tirou a pós graduacao em Oxford... Só faltou por no fim a bibliografia... Abraco

Propagander said...

A bibliografia do texto em inglês é wikipédia, o resto é meu...
No site dos fans dos BR está +- a mesma coisa mas como está meio "marado" não encontrei.

Tagaxinho said...

Prop - ah bom assim sim... Nunca pensei que fosse no wikipédia, pensava que tivesse escrito naquele livrinho do Answer...

Está meio marado está...
Abraco

Anonymous said...

Whats the meaning of your blog?

Tagaxinho said...

baby - É assim do tipo do fuck off talibans...